Lupa
ASSOCIADOS
SPC
SERVIÇOS
PROMOÇÃO ACISAR\CDL
Agenda
NOTÍCIAS
Programa Q Comércio certifica mais de 300 empresas.
Programa Q Comércio certifica mais de 300 empresas.

25/10/2013


O Programa QComércio certificou mais de 300 empresas nas categorias Bronze, Prata e Ouro com uma conquista importante: não existe programa de qualificação no Brasil que reconheça e capacite tantas empresas no setor varejista. Promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, o programa entende e ensina que a qualidade é o fator principal para a evolução dos negócios. Este foi o primeiro ano com as empresas que receberam a certificação Ouro, que é conquistada após três anos de adesão ao QComércio.

O Programa é uma medida fundamental nos planos da FCDL-RS, que tem como missão tornar o varejo gaúcho uma referência mundial até 2017. A avaliação é positiva, já que a capacitação não para de ganhar adeptos e os resultados mostram uma grande evolução na administração dos empreendimentos participantes.

- A capacitação se espalhou com facilidade entre os varejistas do interior do Rio Grande do Sul, qualificando os processos de atendimento e investimentos, mapeando as principais ações em curto, médio e longo prazo. Assim, o comércio de diversos municípios gaúchos está a se beneficiar de uma concorrência leal, que engrandece uma disputa positiva em busca da qualificação constante. O consumidor ganha pelo melhor atendimento, e os lojistas porque conseguem gerar mais renda e empregos para a região – avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

A forte concorrência é um dos fatores que mais levam os lojistas a buscarem os ensinamentos do Programa QComércio. A qualidade é fundamental para dar segurança aos investimentos diante da concorrência.

- Esse programa vem a melhorar muitos aspectos que, em micro e pequenas empresas, não têm recebido a devida importância. Assim, como participantes do QComércio, estamos nos tornando uma empresa de reconhecida qualidade. Dar ênfase a qualidade é fundamental, pois o cliente sempre volta se é bem atendido. A nossa empresa consegue ter um diferencial entre as outras lojas do ramo. O atendimento diferenciado e a estética da empresa influenciam muito na decisão de compra do cliente, até mais que o preço, muitas vezes – considera o proprietário da Ortiz Pneus, de Soledade (RS), Dalvori dos Santos Ortiz.

O Scopi é uma ferramenta online que integra as medidas de inovações do Programa QComércio. O sistema permite a informatização e o planejamento estratégico da empresa, por meios fáceis e de rápido entendimento. Os participantes aprovam a iniciativa.

- O Scopi é uma excelente ferramenta de autoavaliação, que nos permite seguir evoluindo. Através do QComércio, podemos qualificar e medir o desempenho dos nossos serviços. A qualidade é fundamental para encantar nossos clientes e aperfeiçoar os resultados. Todos os nossos colaboradores e direção trabalham com mais foco na excelência – aponta o sócio-gerente das Lojas Mejolaro, de Bento Gonçalves (RS), Plínio Mejolaro.

O Programa QComércio é dividido em três etapas, que são finalizadas com a certificação de conclusão Bronze, Prata e Ouro. A experiência com os três anos de capacitação é fundamental, pois cada estágio soma as experiências práticas baseadas no aprendido durante os anos anteriores, o que torna o entendimento da palavra “qualidade” muito mais amplo e significativo para a gestão eficaz da empresa.

- Para nós em especial, a implementação de um programa de qualidade nos faz ter processos cada vez mais coesos, permitindo-nos analisar constantemente nossa empresa como um todo.

A adesão ao Q Comércio nos permitiu aprimorar constantemente os processos gerenciais e de controle da empresa. Em cada uma das fases percebemos uma maior integração da equipe, tendo em vista os bons resultados nas mudanças. Além disso, agora que chegamos à certificação Ouro do Programa, sentimo-nos preparados para aprender ainda mais – explica o diretor da Magnani Materiais Elétricos, de Caxias do Sul, Paulo Ricardo Magnani.

O programa conclui em 2013 o terceiro ano de ação com mais de seiscentas empresas aprovadas para receber a certificação com o apoio fundamental do SEBRAE/RS. Foram mais de duas mil horas de treinamento e 1.500 pessoas capacitadas em mais de 50 cidades do Rio Grande do Sul.

A Certificação Ouro, bem como as demais, do Programa QComércio, foram entregues durante a 44ª Convenção Estadual Lojista, realizada entre os dias 23 e 24 de outubro, no Hotel Plaza São Rafael, no Centro Histórico de Porto Alegre. Informações adicionais sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3213-1777.

Fonte FCDL.


Saiba Mais
SPC Brasil
Scopi
NEWSLETTER
Newsletter Cadastre-se e receba nossa novidades, informações e agenda de eventos.
Clique Aqui
PATROCÍNIO

PARCEIROS
SPC FCDL CIC Câmara de Vereadores Prefeitura
ACISAR/CDL.
Rua Osvaldo Aranha, 315 - 2º Andar - Sala 03 - Arorezinha/RS
Fone: 51 9 9909.5820
acisar@acisar.com.br
2012. Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Interagence & CSZ Propaganda